Que tal largar o miojo de lado?

Você já percebeu o quanto nossa sociedade é imediatista? Devido a essa maneira como nos acostumamos a nos relacionar e a lidar com as coisas, vivemos em um regime guiado pelo imediatismo. Tudo tem que ser “pra já”, mas de preferência, “pra ontem”. O tempo de trabalhar para conseguir o que deseja e o tempo da espera não são mais valorizados, e muitas vezes nós não aceitamos esperar. Tudo é pra agora e isso reflete até na saúde.

 

Pra quem tem pouco tempo, há uma gama de produtos e serviços instantâneos que oferecem a “diminuição da perda de tempo”, que nos deixam acostumados com a rapidez. Vemos essa aceleração em tudo: nas entregas de produtos, nos serviços prestados nas mais diversas áreas e principalmente na alimentação. Os alimentos “prontos”, congelados e de preparo instantâneo, que podem realmente diminuir o seu tempo na cozinha, mas são pobres em nutrientes (que são essenciais pra saúde do seu corpo) e muito ricos em gorduras (que aumentam o peso com facilidade) são muito comuns em supermercados e caíram no gosto dos estudantes, que vivem sem tempo. Miojo, comida congelada, bolacha, lanche na porta da facul geralmente são alimentos bem conhecidos pelos estudantes. E pra piorar a situação de quem se alimenta mal, geralmente também não faz exercícios regularmente e a vida se estende nesse ciclo. Eu sei que é difícil (juro que sei!), mas é possível ter uma vida mais saudável sem sofrimentos e com uma alimentação saudável com a vida corrida! O segredo é o planejamento!
Mas você sabe que isso não é uma alimentação saudável e por mais que você seja jovem isso te faz muito mal, e no final das contas, isso vai refletir na sua saúde. Por isso eu te pergunto: como você tem cuidado do seu corpo? Como tem alimentado o seu corpo?

 

Mas Hérica, e aquelas dietas prontas e rápidas? Eu te digo que a moda dessas dietas de protocolo pode até pegar, mas não vai durar, sabe por quê? Essas dietas são um perigo para a saúde e você pode até emagrecer, mas ao mesmo tempo a perda de peso rápida vai causar excesso de flacidez, pode prejudicar a tireoide, a deficiência nutricional pode causar vários problemas no organismo que serão difíceis de detectar e o tempo que você gasta pra corrigir todos esses problemas do emagrecimento rápido será muito maior e muito, mas muito mais oneroso. Aí eu te pergunto: Você luta anos pra poder realizar o sonho da sua profissão, estuda, lê muito, faz cálculos a noite inteira, e o resultado de uma má alimentação é que na hora de comemorar, você pode não estar saudável.

 

Para o emagrecimento é preciso de planejamento, e isso não acontece três meses antes da formatura. Tem que ser no mínimo de seis meses a um ano, dependendo do seu organismo e do seu esforço. Tudo na vida, para o sucesso é preciso sair da zona de conforto. Se você está rumo à formatura, isso prova que é um exemplo de quem não se contenta com o básico, então, por que deixar sua saúde (base para sua vida) de lado?

 

Não precisa sofrer nem perder muito tempo pra preparar sua alimentação. Com a orientação correta, você é capaz sim, de mudar sua alimentação e deixar de lado a modinha de quem estuda e se alimenta mal. Quer saber mais?
Vem comigo!

 

Hérica de Orlandis Coelho
Nutricionista Esportiva

 

Rua Rio de Janeiro, 426 – 11º andar – sala 1115 – Centro – Divinópolis/MG
hericanutri@hotmail.com – (37) 8807 6229 – 3216 1314 (resid.)
Facebook e Instagram: @hericaorlandisnutri