Formei, e agora?

noticia2O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Se antes, somente um diploma de graduação era suficiente para uma boa colocação, hoje as empresas procuram profissionais completos, com cursos de pós-graduação ou especialização.

De acordo com Rafael Souto, CEO da Produtive Carreiras e Conexões com o Mercado, atualmente, as empresas valorizam pessoas com experiência prática, mas também com sólido conhecimento acadêmico.

Se você terminou a graduação e ainda se pergunta o que fazer da sua vida profissional, o especialista lista alguns passos para ajudar a escolher qual caminho trilhar para construir sua carreira.

Em primeiro lugar, Souto cita a seleção da instituição de ensino. “Com as exigências atuais, o número de pessoas com pós-graduação vem aumentando e entre as características que o mercado valoriza estão a marca, a visibilidade e a credibilidade da escola. Portanto, procure uma de qualidade, que cujo nome possa agregar peso à sua carreira”, afirma.

Além disso, o especialista sugere que o curso a ser escolhido possa ampliar o que, na teoria, foi aprendido durante a graduação. “Caso a sua graduação seja em uma área generalista, como Administração de Empresas, por exemplo, o curso a ser escolhido deve dar foco à carreia, como Finanças. Em outra ocasião, se a graduação for em uma área já bem específica, como Engenharia, a pós-graduação pode ter uma abrangência mais ampla, como Gestão Ambiental. O importante é que o segundo curso seja sempre complementar e sempre seguindo o foco que a pessoa busca”, indica ele.

Outra consideração feita pelo especialista é para a importância de se organizar a própria carreira antes de sair se matriculando em cursos de pós-graduação sem um direcionamento estratégico. “É comum vermos currículos com cursos que não têm ligação alguma com a graduação ou com os objetivos do profissional. Para uma empresa que vai contratar, isso indica uma desorganização profissional e, geralmente, é mal visto”, declara.

Se você não faz ideia de como escolher o tipo mais indicado de curso para atingir as suas metas profissionais, veja os direcionamentos que cada um pode agregar ao seu currículo:

Especialização: aperfeiçoamento especifico em um tema ou modalidade mais prática de uma área do conhecimento

MBA: Voltado para a Gestão e Administração, aplicadas a qualquer área de conhecimento

Mestrado e Doutorado: Pós-graduação voltada para o ensino e a pesquisa científica. É de natureza mais teórica que as modalidades anteriores.

 

Autor: Renato Pessoa

Fonte: http://abiliodiniz.com.br/lideranca/carreira/especialize-se